Notícias

Geração TEC SOFtran

A área de TI (tecnologia da informação) está despontando em Santa Catarina: mesmo em um período em que indústria e comércio não vão bem, o setor continua crescendo e neste ano vai gerar mais de 1500 empregos no Estado – 300 deles em Joinville. As oportunidades de construir uma carreira bem sucedida na área são grandes.

Para quem quer ingressar neste mercado de trabalho, o Geração TEC é uma porta de entrada. O programa oferece cursos gratuitos e está com inscrições abertas em Joinville. Conforme a coordenadora operacional, Jeritza de Souza, são 90 vagas disponíveis – 60 para cursar programação Java e 30 para Suporte/Help Desk. “O foco é fazer com que mais pessoas se interessem pela área, já que muitas empresas têm dificuldades em encontrar profissionais”, afirma ela.


O estudante Tiago Hélio de Borba, 18 anos, é um exemplo de como o Geração TEC pode dar um pontapé inicial na carreira. No ano passado ele cursou Delphi (linguagem de programação) pelo programa e em menos de dois meses conseguiu um emprego na área. “Eu sempre tive paixão por TI. Na época estava estudando hardware, mas resolvi mudar o foco para os softwares, onde o mercado é mais amplo. Conclui o curso e pouco tempo depois consegui emprego. Não foi fácil, especialmente pela falta de experiência, mas fui contratado e hoje tenho um cargo efetivo”, resume Borba, que hoje é desenvolvedor de sistemas na SOFtran.

As empresas do setor estão aproveitando a mão de obra que está se formando com o Geração TEC. Assim como a SOFtran, a Conta Azul, líder nacional em software de gestão para micro e pequenas empresas, também está de olho nos profissionais de nível técnico. Das 70 contratações que a empresa está prevendo para este ano, 40 devem ser destinadas a egressos do programa.

Fonte: Notícia do Dia

Voltar para listagem Próxima Notícia