Transportadora Risso

Planejamento e orçamento controlados pelo BI

Há quase 30 anos atuando no mercado brasileiro, a Transportadora Risso foi fundada na cidade de Barra Bonita/SP, pelos senhores Victorio Risso, Antonio Aparecido Risso e Edivaldo Giglioti. Sempre atuando no segmento de transporte rodoviário de cargas tem como perfil predominante a carga seca fracionada.

Em junho de 2011, iniciou a implantação do BI SOFtran, uma poderosa ferramenta para análise de dados, que por meio de gráficos, cubos e indicadores garante, de forma fácil e ágil, o monitoramento dos processos de sua empresa e a detecção antecipada de problemas facilitando a tomada de decisões. Sua interface permite a programação de atividades de forma extremamente flexível, além do agendamento de tarefas para execução em horários de menor utilização dos servidores.

 Resultados

Para Tiago Augusto Melloni, supervisor de custos e estudos econômicos da Risso, as ferramentas de BI disponíveis no sistema SOFtran permitem o acesso às informações relevantes em relação ao negócio. Isso significa ter uma visão macro com um parecer completo da empresa, bem como de uma unidade de negócio ou, até mesmo, de um departamento.

Além disso, a ferramenta possibilita a abertura de informações a ponto de obter dados de um conhecimento de transporte em específico. “Os cubos de informação permitem também que ‘brinque’ com a base de dados do sistema, montando-se por meio desta ferramenta diversas formas de análise, tendo a mesma informação em vários ângulos e critérios, para a melhor tomada de decisão por parte da diretoria da empresa”, comenta Melloni.

Ele menciona que o controle do planejamento e orçamento empresarial da Risso é feito por meio dos cubos do módulo BI. Quando as metas de receita e despesa são inseridas no sistema, o gerente de cada unidade ou departamento pode acompanhar diariamente o seu desempenho. Melloni ainda relata que o BI possui outra ferramenta interessante, os gráficos dinâmicos.  Eles têm a função de disponibilizar dados de seus índices de desempenho de forma mais ampla. Esta ferramenta também permite o envio diário por e-mail dos gráficos  aos gestores para acompanhamento de sua performance.

“Ferramentas como estas são de extrema importância para a tomada de decisão do mercado e para a montagem da estratégia da empresa”, garante Tiago. “No momento da implantação, há a necessidade da formulação de um plano de contas e centros de custo bem estruturados, de acordo com as particularidades do negócio”. O supervisor também fala da importância da capacitação do usuário no processo. “O usuário é outro ponto chave para alcançar números consistentes. Ele tem que estar ciente de todos os procedimentos do sistema, para que não insira dados diferentes da realidade”, ressalta Tiago Melloni.

Ferramentas como as oferecidas pela SOFtran são de extrema importância para a tomada de decisão do mercado e para a montagem da estratégia da empresa

— Tiago Augusto Melloni Transportadora Risso