Letsara Transporte e Logística

Padronização de Informações é Vital para Gestão de Frota

A busca por informações estratégicas é uma atividade vital para qualquer empresa que queira sobreviver no mercado de hoje, principalmente quando se fala de informações internas, Mas esta coleta é também uma das mais árduas tarefas para um gestor. A quantidade de indicadores, de fontes de informação hoje é imensa e muitas vezes gera mais confusão que esclarecimentos.

Em razão disto, a coleta padronizada, e muitas vezes em tempo real, de informações é algo extremamente valioso no mundo coporativo. E um ERP integrado pode ser justamente a solução. “Hoje com o sistema da SOFtran existe maior controle das operações e visualização dos processos”,diz Rafael Morais, Gerente de Operações e Transporte da Letsara Transportes e Logísticas,Transportadora de Ijuí, Rio Grande do Sul. O primeiro desafio é coletar as informações. A Letsara utiliza o módulo Tráfego para coletar o máximo possível de informações sobre a sua frota. Como o sistema é integrado, toda vez que, por exemplo o Controle de Entrada e Saída do Pátio é utilizado, o usuário tem as informações em tempo real.

O segundo desafio é garantir que o acesso às informações coletadas seja o mesmo. A informação certa, entregue na hora errada, ou para a pessoa errada pode causar muitos estragos. Utilizando um sistema integrado como o da SOFtran, a empresa tem uma gestão mais eficaz das informações. Para Rafael, “O principal benefício do Módulo Frota é a centralização. Todas unidades têm acesso à informações padronizadas, o que possibilita manter um histórico e fazer uma melhor conferência destas mesmas informações.”.

Perguntado se recomendaria a SOFtram Rafael foi taxativo: “Sim, recomendaria. A SOFtran possui todos os módulos que uma empresa necessita para sua gestão.”. Cliente da SOFtran desde 2003, a Letsara utilizava o módulo Frota apenas como uma ferramenta de gerenciamento de contas. A partir do momento em que começaram a se aprofundar nas funcionalidades, os resultados surgiram. Segundo Rafael, “Um processo que foi melhorado foi o controle de tráfego de veículos entre todas as unidades. O nosso sistema é totalmente customizado e adequado ao que precisamos”.

Hoje com o sistema da SOFtran, existe maior controle das operações e visualização dos processos.

— Rafael Morais Letsara Transporte e Logística